LimeSurvey - Configurações do questionário

De Wiki CGU
Ir para: navegação, pesquisa

Para obter os resultados desejados de um questionário, é preciso configurá-lo adequadamente. Isso pode ser feito por meio do botão NovoImagem18.PNG no menu do formulário. Fora os elementos de texto, as principais configurações estão no item “definições globais”, nesta opção encontraremos a sessão de “Configurações gerais e Textos”, através dela será possível configurar e editar os textos que compõem o questionário. Dentre elas, sobressaem:

Configuracao1.jpg

Logo quando abrimos a página de configurações podemos observar que do lado esquerdo temos as configurações de textos e do lado direito as configurações gerais.
Na parte esquerda (configurações de textos) temos os seguintes campos:

ConfiguracaoTexto1.jpg

  • Título do questionário: Neste campo será definido o nome do questionário.
  • Descrição: Neste campo será configurado uma apresentação do questionário, uma breve descrição que aparecera no momento em que o usuário abrir o questionário para responde-lo.
  • Mensagem de Boas Vindas: Neste campo será configurado uma mensagem de boas-vindas ao usuário que for responder o questionário, esta mensagem ira aparecer no início do questionário.



ConfiguracaoTexto2.jpg

  • Mensagem Final: Neste campo será configurado a mensagem que aparecer quando o usuário terminar de responder o questionário.
  • URL Final: Este campo oferece a possibilidade de ser adicionado uma URL para que o usuário possa clicar e ser direcionado para o site da URL ou ser redirecionado automaticamente ao terminar de responder o questionário.
  • Descrição de URL: Neste campo será configurado o nome que irá aparecer no lugar da URL que foi adicionada no campo anterior, esse nome será o link para ser redirecionado para URL.
  • Formato de data: Aqui se localiza o formato da data que será usado é aconselhável que não se altere esse campo.



ConfiguracaoTexto3.jpg

  • Administrador: nome que será exibido para o usuário final como administrador do formulário. Ex.: “Coordenação-Geral de Cooperação Federativa e Controle Social”, “7.º Concurso de Desenho e Redação da CGU”, “CGU”.
  • E-mail do administrador: endereço de e-mail exibido, por exemplo, quando o usuário tem acesso negado a um formulário protegido por chave de acesso.
  • E-mail de retorno: endereço usado como remetente no envio pelo sistema de e-mails relativos ao formulário em questão.

Configurações-chave:Modelo. Mostrar número de questões. Apresentar na lista de formulários. Datas de início e de expiração. Respostas múltiplas com um mesmo código de acesso

ConfiguracaoTexto4.jpg

  • Modelo: como o formulário será exibido. Recomendam-se os modelos “CGU_2017” (para acesso diretamente pelo sistema) e “CGU_2017_Basico” (quando for embutido em outro site da CGU). Para esses modelos é importante colocar em destaque a frase "Para preencher o formulário, recomendamos o uso de um navegador atualizado, preferencialmente o Chrome ou o Firefox".
  • Mostrar ecrã de boas vindas: determina se a mensagem de boas-vindas será exibida, ou se o usuário será direcionado diretamente à primeira tela de perguntas.
  • Mostre “Existem X questões neste formulário”: se a página de boas-vindas exibirá a quantidade de questões no formulário. Em geral, é recomendável desativar essa opção.



ConfiguracaoTexto5.jpg

  • Apresentar publicamente na lista de formulários: determina a exibição do formulário na página inicial do sistema (https://formularios.cgu.gov.br/).
  • Datas de início e de expiração (opcionais): determinam o período durante o qual o formulário aceitará novas respostas.



ConfiguracaoTexto6.jpg

  • Os participantes podem gravar e continuar mais tarde: determina se serão exibidas as opções de gravar a resposta para continuar o preenchimento posteriormente, e de carregar formulário salvo. Se o usuário final fizer uso dessas opções, cadastrará nome de usuário e senha, e receberá um e-mail com a confirmação. Esse e-mail tem como origem o “e-mail de retorno” definido nas opções gerais.



ConfiguracaoTexto7.jpg

  • Respostas persistentes baseadas em códigos: caso sejam usadas chaves de acesso, determina se as respostas anteriormente informadas serão lembradas pelo sistema e pré-inseridas nos campos ao entrar novamente no formulário com o mesmo código.
  • Permitir respostas múltiplas com um mesmo código de acesso: determina se uma mesma chave de acesso poderá ser usada para responder o questionário mais de uma vez.


Permissões

Sendo um sistema corporativo, é fundamental que mais de um usuário tenha acesso a cada questionário – mas, sempre com as permissões adequadas. Através do menu “Propriedades do questionário” localizado na parte superior do LimeSurvey, podemos acessar a opção “Permissões de questionário" clicando nesta opção dará acesso a uma janela onde poderá adicionar ou excluir usuários que tem acesso ao seu formulário.

Permissao1.jpg

Nesta nova janela abrir as opções “Adicionar Usuário” e “Adicionar Grupo de Usuários” ambos com uma lista para que possa ser selecionado o usuário ou o grupo de usuário, após ter selecionado o usuário basta clicar no botão “Adicionar usuário” o mesmo serve para grupo de usuários.

Permissao2.jpg


Após adicionar o Usuário ou o Grupo de usuários abrira uma nova opção “Definir permissões do questionário” Permissao3.jpg que abrira uma nova janela com as opções de permissões para o novo usuário adicionado através desta janela será possível dar ou tirar a permissão do usuário de administração sobre o formulário. Após selecionar as permissões que serão dadas ao novo usuário basta clicar em “Salvar e fechar” Permissao5.jpg na barra superior do menu.

Permissao4.jpg





Índice Geral
Formularios
LimeSurvey - Iniciando uso
LimeSurvey - Criando um formulário
LimeSurvey - Tipos de questões
LimeSurvey - Publicando o Formulário
LimeSurvey - Configurações do questionário
LimeSurvey - Exportação e importação
LimeSurvey - Tópicos avançados
LimeSurvey - Problemas Conhecidos
LimeSurvey - Perguntas Frequentes do LimeSurvey
LimeSurvey - Atualizações do LimeSurvey